Os Engenheiros de Teste de Software criam e testam procedimentos para garantir que o software desenvolvido pela empresa não tenha qualquer tipo de problema, ou bug, e funcione exatamente da forma que foi projetado. De uma forma geral, estes profissionais garantem que o software chega ao mercado livre de erros e problemas técnicos. Este procedimento não só garante a qualidade do produto, como também ajuda a manter a imagem da própria marca entre os clientes. Os engenheiros de teste de software têm, além disso, um conhecimento avançado de engenharia de software, uma atenção redobrada aos detalhes; e no que toca à resolução de problemas são capazes de identificar até mesmo os mais ínfimos erros e falhas no software.
Assim, porque é que os Engenheiros de Teste de Software são tão importantes? No fundo, todo produto deve entregar a qualidade a que se propõe. Falhar com esta premissa pode prejudicar a reputação de uma empresa, e ainda mais se um cliente tiver investido dinheiro na compra ou no uso de seu software. A garantia de qualidade explica a importância do teste de software. Quando empresas ou pessoas investem em seu software e não obtêm a qualidade prometida, elas tendem a não esperar que o problema seja resolvido. O tempo acaba por se tornar tão importante para as empresas quanto o próprio investimento, e esperar que as coisas melhorem significa um desperdício desse mesmo investimento. Assim, ao testar antecipadamente que o software chegue ao mercado, garante-se aos seus clientes que o tempo e os negócios deles são valiosos.
No entanto, existem vários problemas que podem surgir durante esta fase de testes, como: falhas arquitectónicas; problemas de segurança ou mesmo um design defeituoso. Existem, naturalmente, muitos mais erros ou problemas que podem prejudicar significativamente a experiência geral do usuário. Assim, a equipa de projeto deve definir tempo suficiente para que os engenheiros de teste encontrarem falhas, revertam para a unidade de desenvolvimento e garantam que tudo funcione sem problemas, oferecendo uma experiência fiel ao usuário.
O objetivo final da criação de software é satisfazer as necessidades de seus clientes. A melhor experiência do usuário só pode ser alcançada através de vários estágios de teste, e tempo definido para tornar o software livre de qualquer tipo de erros. A ênfase dada neste espeto, a transmissão de uma boa experiência fiel ao usuário pode ajudar a construir o público-alvo certo.
O artigo original via News Break Original ser lido em: