Na Alemanha, um erro de software afetou as eleições estaduais na Saxónia, levando a um cálculo errado dos novos lugares do parlamento. A administração eleitoral do Estado esclareceu agora a situação.
A falha de software no cálculo da distribuição de lugares no novo parlamento estadual da Saxónia foi corrigida, e este erro não teve qualquer efeito no resultado provisório das eleições, segundo a administração eleitoral estatal. De acordo com os resultados preliminares, a CDU obteve um resultado de 31,9%; com o AfD logo atrás com 30,6% e o BSW alcançou 11,8% desde o início. O SPD ficou com 7,3% e os Verdes com 5,1%. O Partido da Esquerda caiu para 4,5% e o FDP para 0,9%.
A decisão sobre a distribuição dos lugares no 8º Parlamento do Estado da Saxónia será tomada pela comissão eleitoral estatal após o resultado final oficial, que ainda está pendente, acrescentou a administração. No entanto, devido ao novo cálculo após o acidente, o AfD muito provavelmente não terá a chamada “minoria de bloqueio” no estado. O partido iniciou uma investigação – “Se houver alguma irregularidade, vamos tomar medidas legais”, disse Jörg Urban, o líder do grupo parlamentar e estadual da AfD na Saxónia, exigindo uma análise precisa do erro. Uma “minoria de bloqueio” significa que um partido tem mais de um terço dos mandatos no parlamento estadual. Neste caso, pode impedir certas leis estaduais que são aprovadas com uma maioria de dois terços de todos os deputados.
Na Saxónia, tal como noutros Estados federados, os juízes constitucionais e o presidente do Tribunal de Contas, por exemplo, são eleitos por uma maioria de dois terços dos deputados. Isto significa que certos cargos não poderiam ser preenchidos sem a aprovação da AfD, que também poderia ter impedido que o parlamento estadual se dissolvesse.
O artigo originais via Diesachen pode ser lido aqui.