Erro de Software Apaga Jogos das Consolas PS5

Segundo relatos nas redes sociais e fóruns, nos últimos meses, um erro de software afetou os utilizadores da PlayStation Network (PSN), que fez com que os seus jogos fossem removidos do seu histórico de transacções, impossibilitando por isso de serem utilizados. Inicialmente, este problema foi detetado e exposto por um utilizador através da rede social Reddit.

“Nos últimos meses, tem havido um erro que afecta um número relativamente pequeno de utilizadores da PSN”, começa por dizer a publicação. O erro, alegadamente, envolve a desvinculação de jogos comprados e títulos adicionados à sua biblioteca através da PlayStation Plus (PS+) do seu histórico de transacções. Concretamente, este bug parece estar relacionado com as licenças de jogo, que fez com que os jogadores recebessem a mensagem de erro CE-117773-6, aquando da sua utilização. 

Segundo o autor da publicação original, os utilizadores afetados podem reparar que o seu histórico de transacções aparenta estar a funcionar corretamente normal, no entanto, o separador “Comprados” apenas mostra os títulos que foram adicionados após o erro – “Ao tentar fazer o download, ser-te-á pedido que o compres/adiciones na PS+, mas se tentares fazer isso, o sistema dir-te-á que já tens o conteúdo.” Na prática, segundo este utilizador, os jogos instalados afetados pelo bug aparecem com um ícone de cadeado e não são iniciados.

Desde que foi publicado, o post recebeu milhares de reacções e centenas de comentários. “Precisamos que os legisladores aprovem leis que protejam os direitos dos consumidores quando se trata de bens digitais”, afirmou um outro utilizador. É certo que a propriedade digital tem uma série de vantagens em relação aos jogos físicos, sendo mais rápidos de carregar e evitando o acumular/armazenamento de discos. Ainda assim, apresentam um grande inconveniente, uma vez que estão sujeitas às empresas de poderem retirar o acesso aos jogos em qualquer altura. Não sendo este o caso, mas a vulnerabilidade aos erros e falhas têm impedido as pessoas de aceder temporariamente aos seus jogos.

Houve, por outro lado, quem defendesse a Sony, afirmando que todos os softwares estão sujeitos a bugs em qualquer momento – “Não existe nenhum software amplamente utilizado que não tenha bugs”, lê-se na mesma publicação.

O autor do tópico original ofereceu ainda algumas dicas a alguns utilizadores que podem ser afectados pelo suposto erro: “A minha recomendação para qualquer pessoa que receba uma mensagem de erro ao tentar lançar um jogo que anteriormente foi lançado normalmente é que vá primeiro a Playstation.com e verifique a sua biblioteca de jogos – “Dêem uma vista de olhos ao separador “Compras” e certifiquem-se de que corresponde ao vosso histórico completo de jogos comprados/adicionados na PS+”, acrescentou. Deixando ainda um alerta: “Se alguma coisa parecer errada, não executem o comando ‘Restaurar Licenças‘ na vossa consola”.

O US Sun contactou a Sony para comentar esta questão, mas ainda não obteve resposta.

 

O artigo original via TheSun e USTimesPost pode ser lido aqui e aqui.