Na passada semana a Apple lançou a mais recente atualização do seu sistema operativo, iOS 17.5, e embora esta atualização não tenha trazido consigo muitos recursos novos, o seu lançamento ficou marcado por um erro de software que faz com que as fotografias antigas reapareçam na galeria, mesmo já tendo sido apagadas.
Os primeiros relatos deste problema surgiram através das redes sociais, sobretudo no Reddit, onde alguns utilizadores demonstraram a sua surpresa ao se aperceberem que encontraram fotografias antigas, que já tinham sido apagadas há anos, marcadas como “recentemente carregadas” na iCloud. Um outro utilizador chegou partilhar um episódio semelhante: “Tenho quatro fotos de 2010 que continuam a aparecer como as últimas fotos carregadas na iCloud. Já as apaguei várias vezes”. “Tinha uma fotografia de um concerto tirada com a minha câmara Canon, que reapareceu na biblioteca do meu telemóvel, como se tivesse sido adicionada hoje” – acrescentou outro utilizador.
Não é clara a razão que levou a este problema, mas dado que algumas das fotografias foram aparentemente tiradas há anos, não se pode tratar de um problema de não eliminação de fotografias recentemente apagadas. Na aplicação “Fotos” da Apple, as fotografias e vídeos eliminados são mantidos no álbum “Eliminados” durante 30 dias, para que os utilizadores possam recuperá-los ou removê-los permanentemente de todos os dispositivos.
Ainda assim, os relatórios mais recentes indicam que se possa tratar de um bug de indexação, corrupção da biblioteca de fotos ou um problema de sincronização entre dispositivos locais e a iCloud Photos. Outra possibilidade é que, ao tentar corrigir um bug de sincronização de fotos que ocorreu no iOS 17.3, a Apple inadvertidamente causou um novo problema de sincronização que pode envolver backups da iCloud. Alguns utilizadores que executaram o iOS 17.5 developer beta 4 relataram, anteriormente, experiências semelhantes.
Os artigos originais via PPLWare e Tom’s Guide pode ser lido aqui e aqui.