Segundo comunicado, a Apple afirmou que iria atualizar o sistema operativo iOS 17, com o qual os dispositivos iPhone 15 funcionam, para corrigir um bug responsável pelo sobreaquecimento destes dispositivos. A gigante norte-americana também está a trabalhar com os programadores para fazer alterações nas aplicações que “sobrecarregam o sistema”.
A correção deste erro de software, entretanto já lançada, fez-se através de uma atualização de software enviada para os iPhones afectados: “Esta atualização fornece correcções importantes; actualizações de segurança e resolve um problema que pode fazer com que o iPhone aqueça mais do que o esperado”, de acordo com o alerta de atualização.
O Instagram, propriedade da Meta Platforms, fez alterações à sua aplicação de redes sociais, de forma a prevenir estes problemas de sobreaquecimento do novo iPhone com iOS 17. Outras aplicações, como a Uber e o videojogo Asphalt 9, ainda estão em processo de lançamento das suas actualizações, segundo a própria Apple. O “iPhone 15 Pro Max aquece muito facilmente. Estou apenas a navegar nas redes sociais e está a arder”, afirmou um utilizador numa publicação no X (anteriormente conhecido como Twitter). O Wall Street Journal noticiou no mês passado que o iPhone 15 Pro Max aquecia até 112 graus Fahrenheit (aproximadamente 44º Celsius) quando executava tarefas intensivas do processador, como jogos, e quando estava a ser carregado.
Não é invulgar que os novos iPhones aqueçam invulgarmente durante os primeiros dias de utilização ou quando estão a ser restaurados com informações de cópia de segurança armazenadas na nuvem, problemas que a Apple já assinala aos utilizadores. Os dispositivos também podem aquecer quando se utilizam aplicações como jogos de vídeo e tecnologia de realidade aumentada que requerem muito poder de processamento, mas os problemas de aquecimento com os modelos do iPhone 15 foram além dessas situações típicas.
O artigo original via CBS News pode ser lido aqui.