Falhas no Sistema Informático da British Airways Provocam o Cancelamento de Centenas de Voos

A British Airways, companhia aérea Britânica, foi recentemente atingida por grandes problemas técnicos, levando ao cancelamento de todos os voos de curta distância do aeroporto de Heathrow até sábado. 

Num comunicado emitido ao Insider, a British Airways disse: “Lamentamos muito que, devido aos problemas técnicos contínuos que enfrentamos, infelizmente tivemos que cancelar todos os voos de curta distância de Heathrow hoje até o meio-dia”. Pode-se ainda ler no comunicado que a empresa britânico “antecipa mais interrupções durante o dia”.

A companhia aérea confirmou também à Reuters que o problema não se deveu a um ataque cibernético.

O aeroporto de Heathrow também pediu desculpas pela situação através da sua conta official do Twitter.

De acordo com a Sky News, o site e o aplicativo da British Airways ficaram fora do ar por várias horas na passada sexta-feira, o que impediu os clientes de reservar voos ou fazer check-in online. Ainda assim, a British Airways referiu que os serviços de longa distância em Heathrow e todos os voos em Gatwick e London City Airport devem operar conforme o planejado.

Os clientes poderão receber um reembolso total e poderão optar por remarcar os seus voos numa data posterior, de acordo com a companhia aérea. Um passageiro, Ed Hall, disse à The Press Association que ficou preso em um avião por mais de uma hora após o pouso no Terminal 5 de Heathrow. Segundo o próprio, isto deveu-se ao facto da tripulação não conseguir acessar nenhum sistema de IT para saber onde os passageiros poderiam desembarcar do avião.

Esta disrupção nos sistemas ocorre depois da própria British Airways ter cancelado vários voos dentro e fora dos aeroportos de Londres na semana passada após a tempestade Eunice ter atingido o Reino Unido.