Erro de Software Afeta Travões da Volvo

Se há algo que se deseja em qualquer carro, é uma forma de parar. É ainda mais importante do que a potência, o estilo ou qualquer tipo de gadget chamativo. Ter um pedal de travão que não funciona não é bom, e é por isso que a Volvo está a alertar os condutores de determinados veículos híbridos plug-in e elétricos para que parem de conduzir até baixarem a última atualização de software.

De acordo com o relatório de recall, este bug na programação do módulo de controlo do travão faz parte da versão 3.5.14 do software e só aparece em determinadas condições e em modelos conectados à tomada. Os clientes afetados podem sofrer uma perda temporária da funcionalidade de travagem após numa situação de descida por pelo menos 1 minuto e 40 segundos com o modo de condução «B» para veículos PHEV e o modo «One Pedal Drive» para veículos BEV sem aplicar o pedal do travão ou (até certo ponto) o pedal do acelerador. Se a situação ocorrer, pressionar o pedal do travão pode remover completamente a funcionalidade de travagem.

Embora muitos condutores de híbridos plug-in provavelmente não conduzam sempre no modo de condução «B», as pessoas que vivem em áreas montanhosas podem fazê-lo, tal como alguns condutores de veículos elétricos a bateria utilizam religiosamente o modo de um pedal. Foi assim que o defeito foi descoberto, e a NHTSA (Agência Nacional de Segurança do Tráfego em Auto-Estradas) chegou a publicar um vídeo de uma DashCam que mostra este modo de falha dos travões a ocorrer.

Há algo de inquietante em saber que uma atualização de software pode interferir no desempenho dos travões, porque, embora deva funcionar bem, e se não funcionar? A solução é parar de conduzir o veículo e descarregar a última atualização de software over-the-air assim que estiver disponível. Se um carro afetado precisar ser movido, certifique-se de que o modo «B» em híbridos plug-in e a condução com um pedal em veículos elétricos a bateria não estejam selecionados.

O artigo original via The Autopian pode ser lido aqui

pt_PT