Bug Provoca ‘Tailstrikes’ em Voos nos EUA

No início desta semana, num aeroporto em Seattle, nos Estados Unidos da América, um erro de software foi responsável por um incidente conhecido como ‘tailstrike‘ em dois voos da Alaska Airlines.

No universo da aviação, um ‘tailstrike‘ é um incidente no qual a cauda do avião atinge a pista, o solo ou mesmo outro objeto estacionário. Geralmente, estes episódios ocorrem durante a decolagem ou aterragem, não sendo normalmente considerados movimentos perigosos – no entanto, nem sempre é o caso, uma vez que estes incidentes podem danificar seriamente os aviões.
No Aeropoto Internacional de Seattle-Tacoma estes acidentes aconteceram duas vezes na mesma manhã, ambos envolvendo aeronaves Boeing operadas pela companhia Alaska Airlines, levando mesmo à suspensão dos voos e interrupção temporária da atividade aérea desta companhia por todo o país.

Segundo a investigação posterior, foi descoberto que um bug foi responsável por este incidente: segundo o jornal Seattle Times, estes ‘tailstrikes‘ aconteceram após um erro de software num programa vendido por uma empresa sueca chamada DynamicSource. Este programa deveria fornecer informações fundamentais relativamente ao peso e equilíbrio que os pilotos inserem nos seus computadores de voo, para ajudar a determinar, por exemplo, o impulso que os motores fornecerão e a que velocidade o avião estará disponível para decolar. Neste caso em específico, o erro acabou por transmitir dados incorrectos que subestimaram seriamente o peso de ambas as aeronaves.

O artigo original via Gizmodo pode ser lido aqui.