A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América anunciou recentemente um recall (retirada do mercado) do mais alto nível de gravidade, para uma aplicação móvel ligada a uma bomba de insulina. A aplicação, o t:connect Mobile App iOS v2.7 da Tandem Diabetes Care, foi retirada devido a um bug que afetou a sua comunicação com a bomba de insulina t:slim X2.
Este erro de software pode colocar os pacientes com diabetes, que dependem da aplicação para controlar os seus níveis de insulina, em grave risco de saúde. A FDA aconselhou os pacientes a parar de usar a versão afetada da aplicação por enquanto, e voltar a usar a interface de utilizador integrado da bomba de insulina, até que o problema seja resolvido. A empresa Tandem Diabetes Care já está resolver o problema e espera-se que em breve disponibilize uma atualização corrigida do software. Os utilizadores, entretanto, foram encorajados a acompanhar atentamente os seus níveis de glicose e a consultar os seus profissionais de saúde sobre a gestão da sua insulina.
Na análise ao problema em questão, observou-se que esta aplicação – destinada a ser sincronizada com a bomba de insulina t:slim X2 – pára e reinicia abruptamente, o que pode levar ao rápido esgotamento da bateria da bomba e os utilizadores podem não aceder ou controlar a mesmo através da aplicação. Nestas situações, podem ocorrer interrupções na administração de insulina, o que coloca graves problemas de saúde para os pacientes dependentes da bomba.
O artigo originais via BaselineMag pode ser lido aqui.