Ao analisar as actuais tendências de automação e a forma como estas continuarão no futuro, é importante lembrar que a qualidade de qualquer produto de software depende da qualidade dos seus testes de software. Este é uma parte integrante do processo de desenvolvimento de software, e nos últimos anos, tornou-se mais fácil, mais fiável e mais abrangente para os testadores de software fazerem o seu trabalho.
Este artigo discute as principais tendências actuais que moldam os testes de software, bem como prevê aquelas que continuarão no futuro.
Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática
A Inteligência Artificial (IA) deixou a sua marca proeminente no mundo digitalizado de hoje. De acordo com o site Statista, prevê-se que o mercado de software de IA cresça rapidamente nos próximos anos, atingindo cerca de 126 mil milhões de dólares até 2025.
Para melhorar os processos de teste, as tendências de teste de software incorporam tecnologias de inteligência artificial e de aprendizagem automática. Um algoritmo de IA, por exemplo, gera casos de teste, e as técnicas de ML são utilizadas para identificar padrões e anomalias nos dados de teste.
Utilização de Testes IoT para Dispositivos e Sistemas Inteligentes
À medida que a popularidade da “Internet das Coisas” aumenta, os testadores de software estão a mudar para os testes IoT – uma rede de objectos físicos interligados que lhes permite recolher e trocar dados.
À medida que o número de dispositivos IoT aumenta, os testes funcionais e os testes de segurança tornaram-se essenciais para confirmar que estes dispositivos estão a funcionar sem esforço. O seu objetivo é verificar se os dispositivos e sistemas IoT funcionam como esperado.
Teste de RPA
A RPA, automação de processos robóticos, é uma tecnologia de software que proporciona uma forma fácil de criar, implementar e gerir robôs de software que imitam as acções humanas quando interagem com sistemas digitais. Permite, assim, que os humanos se concentrem em tarefas de maior valor, libertando-os da execução de tarefas repetitivas.
Os testes automatizados de RPA garantem que estes sistemas estão a funcionar eficazmente e cumprem os requisitos dos utilizadores: melhoram a eficiência, reduzem os custos e diminuem os erros.
Além disso, como os sistemas RPA são utilizados nos sectores da saúde e das finanças, a necessidade de eficácia e fiabilidade dos mesmos aumentou.
Testes em Vários Dispositivos para uma Automatização de Testes mais Inteligentes
Toda a gente tem vários dispositivos ligados uns aos outros a toda a hora, tais como smartphones, tablets, computadores portáteis e dispositivos domésticos. Por conseguinte, os testes em vários dispositivos são efectuados para garantir que a aplicação funciona eficazmente em cada dispositivo ligado.
Os testes multidispositivos garantem que a aplicação funciona corretamente em termos de tamanho, forma e sistema operativo. medida que aumenta a utilização de vários dispositivos, aumenta a oportunidade de efetuar testes em vários dispositivos. Existem muitos serviços de testes de automatização de controlo de qualidade que oferecem testes em vários dispositivos para testar vários dispositivos e navegadores em simultâneo, reduzindo o tempo e o esforço globais necessários para os testes.
Além disso, os serviços de teste de aplicações móveis garantem que a aplicação móvel é compatível com todos os dispositivos e sistemas operativos.
Teste de Blockchain para Maior Segurança e Desempenho
Blockchain é a última tendência da década, com a crescente popularidade da moeda digital e das NFTs, a maioria das empresas começou a adotar a tecnologia. Junto com sua crescente popularidade, o blockchain traz ameaças à segurança.
Hoje em dia, a cibersegurança tornou-se uma questão global, pelo que, para garantir a segurança da sua aplicação baseada em blockchain, os testes de blockchain são essenciais. Estes garantem que a sua aplicação está segura e que os produtos são fiáveis, localizando e resolvendo diversos problemas, tais como: questões de compatibilidade, violações de segurança ou qualquer outro aspeto que afecte a sua funcionalidade. Assim, muitas empresas baseadas em blockchain insistem em fazer com que a sua aplicação seja testada com testes de blockchain para melhorar a segurança e o desempenho.
Transformar os Testes de Automatização com Chatbots
Os chatbots são ferramentas sofisticadas que conversam com os clientes sobre qualquer uma das suas questões a qualquer hora do dia. Para além de interagirem com os clientes, tratam dos pedidos e fornecem todas as informações de que estes necessitam. A sua integração com a inteligência artificial e a linguagem natural ajuda as empresas a facilitar a interação com os consumidores. Com os testes de automatização, os chatbots podem melhorar e otimizar o processo de teste. Os chatbots aceleram facilmente o processo de teste, uma vez que automatizam as tarefas de rotina, permitindo que os testadores se concentrem em tarefas importantes.
Testes de Dados
Os negócios online estão fortemente dependente dos dados, por conseguinte, a realização de testes de dados com automatização e ferramentas específicas permite aos testadores lidar com a complexidade dos grandes volumes de dados. Os testes de dados incluem a verificação de condutas de dados e a aplicação de processamento que tem uma grande quantidade de dados em vários formatos, armazenamento de dados, consumo, processamento, modelação e visualização.
Os testes de dados garantem a qualidade, a exatidão e a consistência, e com o crescimento da indústria, a maioria das empresas quer garantir a autenticidade dos dados, tornando os testes de dados um fator crescente nos testes automatizados.
A continuação do artigo original via EuroSTAR Huddle pode ser lido aqui.