Fastly Culpa Erro de Software Para a Grande Falha Global de Internet

Fastly Inc. (FSLY.N), a empresa por detrás de uma grande falha global na Internet esta semana, disse na quarta-feira que o incidente foi causado por um bug no seu software que foi desencadeado quando um dos seus clientes alterou as suas definições.

A falha de terça-feira levantou questões sobre a dependência da Internet em algumas empresas de infra-estruturas. O problema da Fastly afetou sites de alto tráfego, incluindo sites de notícias como o The Guardian e o New York Times, bem como sites do governo britânico, Reddit e Amazon.com (AMZN.O).

“Esta interrupção foi ampla e grave, e lamentamos verdadeiramente o impacto para os nossos clientes e para todos os que dependem deles”, disse a empresa num post de um blogue de autoria de Nick Rockwell, o seu executivo sénior de engenharia e infra-estruturas.

Ele disse que o problema deveria ter sido antecipado.

A Fastly opera um grupo de servidores estrategicamente colocados em todo o mundo para ajudar os clientes a mover e armazenar conteúdos perto dos seus utilizadores finais de forma rápida e segura.

O post da empresa demonstrou a cronologia dos eventos e prometeu examinar e explicar porque é que a Fastly não tinha detetado o bug do software durante o seu próprio processo de teste.

A Fastly disse que o bug estava numa actualização de software enviada aos clientes a 12 de Maio, mas só foi desencadeado quando um cliente não identificado efectuou alterações de configuração que desencadearam o problema “que causou a devolução de 85% da nossa rede de erros”.

Rapidamente se aperceberam da interrupção no espaço de um minuto, que ocorreu às 0947 GMT, e os engenheiros trabalharam na causa do problema às 1027 GMT. Uma vez desactivadas as definições que desencadearam o problema, a maior parte da rede da empresa recuperou rapidamente.

“Em 49 minutos, 95% da nossa rede estava a funcionar normalmente”, disse a empresa.

As redes foram totalmente recuperadas às 1235 GMT e começaram a lançar uma correcção permanente do software às 1725 GMT, disse a Fastly.

Foto: REUTERS/Carlo Allegri

O artigo original, que tem reportagem de Toby Sterling e edição de Edmund Blair na Reuters, pode ser lido em: https://www.reuters.com/business/media-telecom/fastly-blames-software-bug-major-global-internet-outage-2021-06-09/