Erro de Software Provoca a Perda de 34 Milhões de Ficheiros de Investigação na Universidade de Kyoto

Um novo script não funcionou corretamente, e excluiu 34 milhões de arquivos do supercomputador da universidade japonesa, alguns dos quais não podem ser recuperados por backups.

No dia 16 de dezembro, a Universidade de Kyoto começou a investigar um problema causado por uma atualização de software da Hewlett Packard Enterprise (HPE). Foi descoberto que aproximadamente 77TB de arquivos, de 14 grupos de investigação foram excluídos nos dois dias anteriores. Ainda que universidade tenha admitido que entrará em contato com os afetados, a própria HPE assumiu total responsabilidade, e disse que a atualização do sistema de supercomputador da Universidade japonesa foi originalmente projetada para “melhorar a visibilidade e a legibilidade”, excluindo arquivos de log com mais de 10 dias.

Segundo o comunicado emitido, a empresa norte-americana admite que houve uma “falta de consideração” no procedimento de liberação do novo script, e que não estava ciente de quaisquer potenciais efeitos colaterais aquando da sua aplicação. Isso fazia com que um script fosse sobrescrito enquanto ainda estava em execução, “resultando em variáveis indefinidas” que faziam com que os arquivos de log originais no supercomputador fossem excluídos “em vez de excluir o arquivo [log] salvo no diretório”. 

A HPE acrescentou ainda que irão ser tomadas que medidas para garantir que o problema não volte a ocorrer no futuro, incluindo a verificação de atualizações antes da aplicação e reeducação dos engenheiros responsáveis pela prevenção de riscos e erros humanos.

A Universidade de Kyoto é a segunda universidade mais antiga do Japão, fundada em 1897. É uma das principais instituições orientadas para a pesquisa do Japão e produziu vários vencedores do Prêmio Nobel.

A própria Microsoft enfrentou , também, um problema de software no início do ano, quando seus servidores Exchange pararam de funcionar corretamente quando o relógio bateu meia-noite na véspera do Ano Novo. Os servidores não conseguiram acomodar o ano de 2022, o que levou alguns a chamá-lo de bug Y2K22.