Avião Levanta Voo Com Uma Tonelada de Peso a Mais Devido a Erro no Software

Um voo do Reino Unido para Espanha levantou voo com mais do que uma tonelada de peso inesperado após um erro de software ter classificado os passageiros do sexo feminino usando o título “Miss” para crianças. Isto levou a que a folha de carga do voo estimasse o peso de 38 passageiros do sexo feminino como 38 kg ou 77 libras cada, o peso padrão para crianças, em vez de 69 kg ou 152 libras, o peso padrão utilizado para adultos do sexo feminino.

O erro foi classificado como um “incidente grave” pela Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB), mas não afectou a segurança do voo. Apesar de uma discrepância de 1,244 kg (2,743 libras) entre a massa esperada e a massa real da aeronave, o impulso utilizado na descolagem pelo piloto foi apenas “marginalmente inferior” ao que era necessário. “Isto significava que a operação segura da aeronave não estava comprometida”, concluiu a AAIB.

O erro foi introduzido no software após o operador de voo ter suspendido as operações durante vários meses devido a restrições da COVID-19. Durante este tempo, actualizou os seus sistemas informáticos, mas no país onde o software foi programado, o honorífico “Miss” é utilizado para crianças enquanto “Ms” é utilizado para adultos do sexo feminino. O erro afectou mais dois voos do mesmo operador nesse mesmo dia, 21 de Julho de 2020, antes de ter sido corrigido.

De acordo com um relatório da Press Association, o voo foi operado pela companhia anglo-alemã Tui. Em comunicado, a companhia afirmou: “A saúde e segurança dos nossos clientes e tripulação é sempre a nossa principal preocupação. Na sequência deste incidente isolado, corrigimos uma falha identificada no nosso sistema informático. Como se afirma no relatório, a operação segura do voo não foi comprometida”.

Foto: Boris Roessler/picture alliance via Getty Images

O artigo original, escrito por James Vincent no The Verge, pode ser lido em: https://www.theverge.com/2021/4/9/22375136/airplane-flight-takes-off-heavier-than-expected-miss-ms-children